Fantasmagorie e Gertie – As Primeiras Animações do Mundo

Depois de um tempo sem novas postagens, trazemos hoje o vídeo de animação tido como o primeiro vídeo animado do mundo. Este criado por Émile Cohl, em 1908 – Fantasmagorie.
O curta se trata de cenas com várias transformações, caos e movimentos de diversos personagens “palito”. Personagens esses que agem como fantasmas, mudando e se transformando em várias coisas.


O nome “Fantasmagorie” e o curta em si são referências a uma “Phantasmagoria”, uma espécie de lanterna usada na reprodução de imagens assustadoras, como esqueletos, demônios, e principalmente, fantasmas. Isso explica também um pouco da dinâmica caótica do curta.

Aproveitando, trazemos também o primeiro curta a mostrar um dinossauro, de Winsor McCay – Gertie, the Dinosaur de 1914.


Gertie consiste num curta que mostra um domador, o próprio criador do curta – McMay, fazendo Gertie, seu dinossauro, fazer truques, como um elefante de circo.

Uma curiosidade interessante é que para a maioria do público até então, era difícil imaginar um dinossauro em si, o seu formato, tamanho, etc. A importância que Gertie tem é a de dar forma a imaginação das pessoas até então, permitindo que as mesmas possam ver com seus próprios olhos o que de fato seria um dinossauro, ou pelo menos como se pareceria um.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s